sábado, 9 de maio de 2009

Histórico do NEIL

Niná falando ao grande público em antiga sede do NEIL; sentado, Divaldo Pereiro Franco.
Em 02 de julho de 1937, na cidade de Recife - PE, Elizabeth Dantas Cavalcante (Dona Niná; naquela época, Elizabeth Veloso Soares) e um grupo de amigos, destacando-se seu esposo Laudelino e os casais Gastão e Tereza Pires, bem como Venceslau e Eudóxia de Lucena, inspirados pelo espírito Jurupitan, fundaram o Grêmio Espírita Investigadores da Luz, hoje Núcleo Espírita Investigadores da Luz - NEIL, na casa da senhora Eudóxia.
O grupo teve algumas sedes, sempre no bairro de São José. Depois de estar provisoriamente à Rua São João n.573, teve sua primeira sede própria em um grande prédio nas Ruas Augusta e do Alecrim. Por ocasião da construção da Av. Dantas Barreto, passou a se localizar na Travessa da Trindade, hoje Rua Boa Esperança, onde está atualmente.
Dentre os inúmeros trabalhos que já desenvolveu ao longo de sua história, destacam-se: a escola "Externato Misto José dos Santos" e “Educandário José dos Santos”, iniciada em 24 de março de 1941, que atendeu gratuitamente centenas de crianças; o jornal “Vozes do Além”; o ambulatório médico Laudelino Soares; a Caravana Irmãs Abigail; e uma escola de ensino de enfermagem, formando várias técnicas na área.
Em 1971, Jurupitan despediu-se da direção espiritual, preparando-se para uma nova reencarnação. A partir de então, deixou Sâmio, atual mentor espiritual da casa.
Atualmente, o NEIL tem 77 anos de trabalhos ininterruptos no bem. Em seu seio, vários trabalhadores do movimento espírita pernambucano já passaram. Por isso mesmo, pela quantidade de amor que já espalhou pelos solos pernambucanos, esperamos que ele possa continuar crescendo em bençãos, levando a mensagem do amor imortal de Jesus.

Nenhum comentário: